terça-feira, 9 de agosto de 2011

Numero de Bilionários

Hoje existe perto de 1200 bilionários no mundo mas em 1980 so existia 1.

O norte-americano Daniel K Ludwig era o unico bilionário do mundo, ele que ficou bilionário com a industria militar. Ele é pouco conhecido pois a unnica entrevista que concedeu foi antes de 1950.


Hoje o Brasil possui nada menos que 30 bilionários com Eike Batista encabeçando a lista como o homem mais rico do Brasil e a 8° maior fortuna do mundo com aproximadamente 30 bilhões de dolares. O Brasil é o pais com mais Bilionarios na america latina seguido por Mexico com 9. A Argentina possui somente 1 bilionário.


O Brasil é hoje o 9° pais en numero de Bilionarios no mundo e estra em ultimo entre os paises do BRIC, mas em termo de milionarios esta a frente de India e da Russia com aproximadamente 150 mil milionarios. Parece muito mas esta bem longe da China que possui 670 mil ou os EUA com 8,5 milhões de Milionarios.

O Homem mais rico do mundo pela segunda vez consecutiva não é encabeçada por um americano e sim o Mexicano Carlos Slim do setor das telecomunicações com 75 bilhões. Bill Gates "ex-dono" da microsoft que ha muito tempo liderou esta lista esta em segundo.

Os americanos continuam liderando a lista de numero de Bilionários, seguido da China e da Russia.

Se o Numero de bilionário pode ser sinônimo de riqueza, mas traduz também uma outra realidade que é a da desigualdade, paises do BRIC como o Brasil, Russia, India e China são os grandes exemplos, conforme aumenta o numero de Bilionários, em baixo a situação não mostra grandes melhorias.

Para se ter uma ideia todo o PIB somado desses 30 brasileiros bilionários é equivalente a 216 bilhões de R$ mais que o Pib de toda a Região norte (154 bilhões) ou quase do Nordeste que é de 254 bilhões de R$.

Se em 1980 so existia um Bilionario hoje esse numero é de  1200, são muitos trilhões nas mãos de poucos que nos faz pensar no grande ditado popular : "quanto mais dinheiro você tem mais você fica rico e inversamente quanto menos tem, mais você fica pobre..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Distância da terra até plutão