quinta-feira, 26 de abril de 2012

George Orwell

Para quem não conhece o escritor Inglês George Orwell o criador da frase do artigo superinteressante anterior : A marca a mídia e a massa. Aqui vai uma pequena apresentação.

George Orwell era o pseudônimo de Eric Arthur Blair um escritor inglês que nasceu no dia 25 de junho de 1903 à Motihari na Índia britânica e morreu em 1950 em Londres.

Ele foi testemunha de sua época onde lutou contra o tolitarismo, o nazismo e o imperialismo. Cronista critico e romancista.

Visionário ele criou os textos de sucesso mais duradouro apos a segunda guerra "Animal Farm" (A revolução dos bichos ou a fazenda dos animais mais exatamente) e "1984"(esse não precisa traduzir) de onde saiu o conceito do Big Brother e foi adaptado em telefilme e no cinema e inspirou o programa de telerealidade.

Ele ficou classificado em segundo lugar dos 50 melhores escritores britânicos apos a segunda guerra.

O Filme 1984 onde ele denuncia o controle da mídia sobre a massa e o principio do Big Brother que é a total vigilância das pessoas, assim como acontece no Big Brother atual apresentado por Pedro Bial na globo.

Veja o trailer do filme 1984 :



O Filme Animal Farm (A revolução dos bichos titulo em português) não sei dizer se o programa A Fazenda foi também inspirado da obra de George Orwell assim como foi Big Brother. Mas o filme é uma métafora da sociedade onde os animais representariam os proletários e mesmo apos o acesso ao poder estes caem na corrupção.
O Filme também é chamado de Porco triunfante ou a quinta dos animais em Portugal.

Veja o resumo do Wikipedia :
"O livro narra uma história de corrupção e traição e recorre a figuras de animais para retratar as fraquezas humanas e demolir o "paraíso comunista" proposto pela Rússia na época de Stalin. A revolta dos animais da Manor Farm contra os humanos é liderada pelos porcos Snowball (Bola-de-Neve) e Napoleon (Napoleão). Os animais tentam criar uma sociedade utópica, porém Napoleon é seduzido pelo poder, afasta Snowball e estabelece uma ditadura tão corrupta quanto a sociedade de humanos"

Veja o trailer do filme Animal Farm Revolução dos Bichos de George Orwell


Este trailer é em Inglês mas quem se interessar pode ver o filme A Revolução dos Bichos completo abaixo :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Distância da terra até plutão