terça-feira, 26 de junho de 2012

Cidade avançada

Frase superinteressante de Enrique Peñalosa, consultor em trânsito e político ecológico do partido verde da Colômbia que já foi prefeito da cidade de Bogotá :

"A cidade avançada não é aquela em que os pobres andam de carro, mas aquela em que os ricos usam o transporte publico"

Ilustração :

Transporte aéreo
Cidade avançada segundo Enrique Peñalosa

O problema é que o Brasil esta caminhando para a primeira opção e achando que esta virando um país avançado. Alias aqui os ricos usam transporte aéreo (helicóptero).

O avanço é movido ao dinheiro quando pensamos no desenvolvimento urbanístico das cidades vemos que tem algo errado, porquê caminhamos nessa direção automobilística ? Puramente por ganância financeira, toda cidade bem pensada tem um sistema de transporte publico evoluído onde é preferencial usa-los em contra partida dos automóveis individualistas...

O Brasil construiu suas cidades mais recentemente que as cidades europeias e não utilizou a experiência adquirida. O contrario cometeu erros ainda piores, continuamos sendo um pais subdesenvolvido e o que é pior é que somos a quinta economia mundial. Ou somos incompetentes ou somos roubados por nossos políticos e tenho certeza que a segunda opção é a verdadeira tornando a primeira cada dia mais verdade também.

Enrique Peñalosa é um fervente protetor urbanístico  protetor do meio ambiente e possui muitas frases contra o uso dos automóveis :
"Tratar os engarrafamentos com vias maiores é como apagar fogo com gasolina"

"Governos devem cobrar caro pelo uso de carros, ao defender mais espaços na cidade para pedestres e ciclistas"
"Nossas crianças crescem ameaçadas de morte no espaço público"

"Calçadas são um direito do cidadão. Ter carros estacionados é uma decisão política”

Frases Enrique Peñalosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Distância da terra até plutão