quinta-feira, 30 de maio de 2013

Visão um empecilho para o desenvolvimento de certas habilidades

Todos conhecem as atitudes desenvolvidas pelas pessoas portadoras de deficiência visual. Mas poucos entendem o porquê.

Claro popularmente entendemos que as pessoas cegas não tendo o sentido da visão acabam desenvolvendo outros sentidos como o olfato ou a audição.

A uma explicação seria o espaço no cérebro que a visão deixa. O Olho humano é um órgão tão complexo que ele ocupa 50% das atividades cerebrais, sendo assim uma pessoa que não enxerga acaba utilizando essas atividades cerebrais para desenvolver outras atitudes.


Por isso quando queremos nos concentrar ou meditar fechamos os olhos ou olhamos um ponto fixo.

Igual quando estamos pensando os olhos ficam fixos como se estivéssemos em transe olhando  para o nada.

Por isso a televisão não estimula tanto o cérebro quanto ao ler um livro por exemplo pois lendo um livro a visão fica fixa nas linhas e a imaginação sobre o que estamos lendo pode ser bem trabalhada pelo cérebro pois a parte do cérebro que a visão ocupa é importante.

Somos Multi tarefas felizmente mas com um certos limites infelizmente não possuirmos vários micro processadores multitarefas na cabeça.

Porquê a visão ocupa tanto espaço no nosso cérebro ?

O Cortex visual é capaz de decodificar cada coisa que vemos a uma velocidade extradicionaria, incluindo a ligação a varias coisas ao mesmo tempo como a memoria, a orientação a distancia a posição as cores e isso numa velocidade instantânea. Como fazemos para reconhecer uma imagem um a pessoa etc... tudo isso necessita muito trabalho da parte do nosso cérebro.

Cheguei a este artigo depois de outro artigo sobre os chimpanzés que tem uma memoria fotográfica superior das dos humanos e serem fisionomistas de grande inteligência

Porquê os chimpanzés se desenvolveram mais nesses quesitos ?  A resposta seria que eles tem menos preocupações que temos como pensamos em muitas coisas ao mesmo tempo, sobre se estamos com frio ou fome, cansado ou que temos que fazer hoje na nossa carreeira como ganhar dinheiro como ser feliz etc..

Um grande exemplo são a grande inteligência dos autistas, da maneira de viver em isolamento permitiu de desenvolver diversas habilidades quase que inexplicáveis. Um autista Inglês que foi alias condecorado com a medalha da ordem britânica por ter a grande capacidade de reproduzir tudo que ele vê.

Ele é capaz de olhar uma paisagem urbana por exemplo e reproduzir cada casa cada prédio com o numero exato de janela e andares que ele viu na paisagem. (vou fazer um artigo sobre esse cara vou procurar o nome dele)

Parece impossível e inexplicável, mas o cérebro humano possui capacidades extraordinárias que são limitadas por nos mesmos ou pelo nosso cotidiano e nossas preocupações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Distância da terra até plutão